domingo, 23 de agosto de 2009

Deu na Róiters

Nova versão do Firefox vem sem barra de endereços

Los Angeles, 23 de Agosto de 2009

Desde o seu lançamento, em 2004, o navegador de internet Firefox, da Mozilla, vem incomodando o monopólio do Internet Explorer, navegador já embutido no sistema operacional Windows. Agora a nova versão promete incomodar ainda mais.

Lançado na semana passada, o Firefox versão 2.0.0.8 vem com correções no sistema de segurança, melhoria nas ferramentas de busca, personalização quase que ilimitada por meio de add-ons e aperfeiçoamento da navegação por abas (tabs).

No entanto, a ferramenta que mais chama atenção na nova versão é chamada de YoURL, e consiste em um complexo emaranhado de algoritmos que consegue prever, com incrível precisão, qual site o usuário quer acessar, simplesmente pela movimentação do mouse.

O programa cruza os dados de histórico já presentes no computador com dados fornecidos pelo mouse, na hora, como velocidade da seta ou número de cliques por segundo, para ‘adivinhar’ qual a página que o internauta gostaria de ver.

Desta maneira o YoURL tira o caráter fundamental da barra de endereços, que se torna apenas um acessório e nem é exibida após a instalação. Mas para aqueles que gostam de digitar seus endereços, a barra ainda existirá e poderá ser habilitada a qualquer momento. A opção YoURL pode ser desligada também, personalizando o Firefox para cada tipo de usuário.

A novidade parece ser de outro mundo, mas na verdade já é comumente usada em computadores do FBI, do Pentágono e até dos Correios americanos. A tecnologia agora é popularizada pela Mozilla para o usuário comum.

Em nota oficial da empresa, o vice-presidente, Albert Sabretooth, responde àqueles que consideraram a medida ultravanguardista: "Se hoje em dia temos carros sem volantes, qual é o problema de termos um browser sem a barra de endereços? O mundo é muito careta. É como se o mundo fosse demasiadamente careta."

A nova versão do Firefox pode ser baixada gratuitamente no site www.mozilla.org

Fonte Róiters.

Nenhum comentário: