quarta-feira, 10 de junho de 2009

Deu na Róiters

Mostra de arte tecnológica estreia no MASP
São Paulo, 10 de Junho de 2009
Uma curiosa mostra de arte vai ser exposta no Museu de Arte de São Paulo, o MASP. Se trata da Art Defrag, uma exposição de arte feita com ferramentas do computador comum.
A maioria das pessoas nem sabe para que serve o tal desfragmentador de disco. "É uma ferramenta que coloca os arquivos onde devem estar, de modo que o computador acesse mais rapidamente a informação desejada", diz François LeJandre, responsável pela mostra. "Quando se usa essa ferramenta, um gráfico colorido é mostrado, ilustrando quais arquivos estão no lugar certo, quais estão sendo movidos, etc. Se você mexer bastante com isso, vai descobrir que, conforme os programas que instala no seu computador, o gráfico se torna diferente. Isso é uma expressão de arte contemporânea."
A mostra conta principalmente com gravuras feitas com o desfragmentador de disco, mas também há mosaicos do Prompt de Comando do DOS e canções feitas com placas FAX Modem.
François, que é formado em tecnologia da computação, diz que leva 3 a 4 meses para fazer cada uma de suas obras. "É um processo cuidadoso e que requer paciência. É preciso instalar e desinstalar vários programas diferentes para conseguir o resultado desejado".
Abaixo está uma das obras de François, "Le deux football" (os dois no futebol).


"Le deux football" é uma das minhas preferidas. Tive que reinstalar um game antigo, "Monkey Island 2", mais de 100 vezes para chegar a ele.
A mostra vai de 12 junho a 21 de agosto deste ano. A entrada é franca.
Deu na Róiters.

Nenhum comentário: