segunda-feira, 8 de junho de 2009

Deu na Róiters

NASA anuncia meio de transporte futurista
Florida, 10 de Junho de 2009
"A revolução do transporte de longas distâncias começa agora". Foi assim que começou a palestra do Diretor Executivo da NASA, George Jetson. No evento, foi anunciado o esperado lançamento do '90 travel' (do inglês, viagem em 90 graus), nova tecnologia de transporte desenvolvida pela entidade.
O novo meio de transporte tem mecanismos muito parecidos com os dos foguetes utilizados pela NASA para jornadas científicas espaciais. Nele, os passageiros serão lançados até atingir a Shirosfera, última camada camada atmosférica do planeta, para então voltar à Terra, mas em um lugar diferente daquele do lançamento, por causa do movimento de rotação da Terra.
Parece complicado? Jetson explica: "Hoje, uma viagem de avião de Buenos Aires até Sydney leva em torno de 32 horas, com escala na África do Sul. Isso porque o avião precisa percorrer todo o trajeto entre as duas cidades. Com o 90 travel , o passageiro é lançado verticalmente a partir de Bueno Aires e atinge 90.ooo km de altura. Enquanto isso acontece, o Planeta roda e, quando o 90 travel descer, estará em Sydney. A viagem inteira vai levar apenas 12 horas, 62% mais rápido que o avião". O diretor conclui: "estamos explorando uma característica do nosso Planeta que, até hoje, só serviu para nos dizer quando era dia e quando era noite. Temos que aproveitar essa energia cinética rotacional".

No Brasil, ainda há descrença sobre a nova tecnologia. Cheong Kuo Chinia, diretor do Instituto de Tecnologia e Aeronáutica diz que sinceramente não acredita na novidade. Confira a entrevista na íntegra.

Protocolandus - O que o senhor achou dessa novidade?
Cheong - Sinceramente não acredito na novidade.

Os primeiros voos do 90 travel devem acontecer em Setembro, todos partindo da Flórida e pousando em Sydney.
Deu na Róiters.

2 comentários:

Anônimo disse...

aaahhhh duvido!!!

Anônimo disse...

Mas que pora! Como é que ninguém pensou nisso antes?