domingo, 30 de agosto de 2009

Deu na Róiters

Surfe é matéria obrigatória em escola do Hawaii

Honolulu, 30 de Agosto de 2009

Historicamente o governo dos Estados Unidos investe pesado em esporte amador, seja nas escolas ou nas universidades, como meio de gerar mais atletas profissionais de ponta, no futuro. No Hawaii não é diferente, e a moda agora pegou com o esporte mais popular da região: o surfe.

Uma escola pública em Honolulu instituiu em sua grade horária o surfe como matéria obrigatória para os alunos. Todos devem cursar a ‘matéria’ e tirar boas notas, assim como em Matemática, História ou Física. Quem não for bem pode ter aulas particulares e até ficar de recuperação.

A escola, que já dá o curso há dois anos, é a primeira a adotar a medida e espera que outras façam o mesmo. “Nós enriquecemos nossa cultura e as crianças se divertem e fazem exercícios. É um exemplo a ser seguido”, afirma a diretora do colégio, Laurie Tykes.

A criançada também se diverte. Karl, de 12 anos, diz que gosta muito de ir à escola para desenvolver tanto a mente quanto o corpo. “Aprendemos a escolher a prancha adequada, passar parafina, até a paquerar as garotas. É muito bom. Segunda-feira é meu dia preferido, pois tenho dobradinha de aulas de surfe.”

Ao ser perguntada se essas aulas não contribuem para piorar o aquecimento global, a diretora foi contundente: “Essa pergunta não faz sentido algum. Por favor, se retirem da minha escola.”

O surfe é um negócio lucrativo no Hawaii, tanto para quem pratica, quanto para quem organiza eventos nas praias badaladas no circuito mundial.

Fonte Róiters.

Nenhum comentário: