quarta-feira, 3 de junho de 2009

Deu na Róiters

Internet fechará para reformas em Novembro

Nova Iorque, 03 de Junho de 2009

A ferramenta mais utilizada no mundo, a Internet, tem data para a tão comentada reforma em seu sistema operacional. Durante 15 dias do mês de Novembro, tempo em que estará parcialmente indisponível, a rede passará por um procedimento chamado de E-Cleaning.

De 3 a 18 de Novembro, os usuários terão acesso a menos de 0,5% dos sites hoje disponíveis, devido ao procedimento. Cada país teve o direito de escolher dois sites de grande importância para continuarem online durante o período. No Brasil, os usuários terão acesso ao site da Receita Federal e ao Protocolandus.

Os correios eletrônicos, ou emails, também estarão indisponíveis. Isso se deve a uma mudança no design do símbolo @ (arroba) que deve vir mais arrojado e esportivo após a reforma.

A ação é justificada como uma medida necessária, que evitará maiores estragos no futuro. Segundo Michael Internet, fundador e diretor executivo da Internet, “Nosso sistema precisa ser alterado para aumentar segurança e velocidade de uma vez . Quando se cria uma ferramenta como essa, nunca se pode prever totalmente como as pessoas vão utilizá-la. É preciso consertar algumas coisas ao longo do tempo”. 

Steve Jobs, CEO da Apple, prevê que o período será sombrio para a economia e comunicação mundial. “Vai ser foda”, comentou Jobs em um programa de entrevistas da TV americana que foi ao ar na semana passada.

É difícil encontrar alguém que não seja afetado pelo E-Cleaning. Segundo estudo do IBGE, o aquecimento imprevisto das águas do oceano pacífico conhecido como El Niño será ‘fichinha’ quando comparado ao E-Cleaning.

Há, no entanto, aqueles que comemoram a parada na rede mundial. Um dos mais entusiasmados é Gustavo Borges, diretor dos Correios. “As pessoas vão ter que mandar cartas. Não tem jeito. Vamos abusar no preço de selos e envelopes. Essa será nossa vingança”, disse Borges durante uma competição no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

A Internet existe desde 1976 e atualmente interliga mais de 100 bilhões de pessoas, por meio de mais de 100 bilhões de sites.