Plebiscito poderá alterar bandeira mexicana
Cidade do México, 06 de Junho de 2009
Um plebiscito popular no México marcado para o dia 23 de outubro poderá mudar o principal símbolo do país: sua bandeira.

Uma votação decidirá se a bandeira se mantém como é hoje ou se muda o seu desenho. Atualmente a bandeira é composta por três listras verticais verde, branca e vermelha e por um brasão de armas que traz uma águia
segurando uma cobra sobre um cactus. O novo desenho manteria as listras verticais mas mudaria o brasão atual para o brasão da família real mexicana, que é formado por uma águia usando um sombrero, chapéu típico mexicano, sem cobras nem cactus.
A idéia do novo ‘layout’ é mudar o brasão atual que na verdade foi escolhido pelos americanos, e não pelos mexicanos, no século 19, depois que o México perdeu a guerra pela posse do território que hoje abriga os estados americanos do Novo México e da Califórnia. O novo brasão seria uma maneira de exibir a cultura do país e retirar influências colonialistas americanas.

O primeiro plebiscito da história da península vai permitir também que a população decida sobre assuntos importantes do país como normas de emigração, maioridade penal e previdência social, mas o mais discutido de todos os assuntos é sem dúvida o que diz respeito à bandeira.
Jorge Campos, ex-goleiro da seleção mexicana de futebol e hoje Ministro da Cultura, é contra a mudança. “Apesar de ser uma herança dos americanos, o povo se acostumou e acolheu nosso símbolo. É uma bandeira forte, com alma. Não se pode mudar a alma do país de uma hora para outra”, afirma Campos em mensagem do programa eleitoral. Campos ainda finaliza: “Se a mudança acontecer, vou chorar copiosamente.”
Apesar da posição do Ministro, pesquisas de opinião mostram que a maioria da população é a favor da mudança da bandeira refletindo um crescente movimento de anti-americanismo no país.
Fonte Róiters.
Um comentário:
Podia colocar um bigode também no brasão
Postar um comentário