Prefeitura do Rio proíbe tiroteios
Rio de Janeiro, 02 de Junho de 2009

Foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Resolução 420/09 que considera passível de prisão o ato de participar de tiroteios em praça pública ou até mesmo incitá-los.
“A medida trará mais segurança e tranqüilidade para as pessoas”, diz Ivan Moraes Galindo, Subsecretário-Chefe do Gabinete do Prefeito. “Qualquer civil que estiver participando de confronto armado será prontamente abordado por nossos fiscais, terá sua arma confiscada e será encaminhado ao Distrito Policial mais próximo” explica Galindo, que conclui “Começaremos na cidade do Rio, mas o plano é que a lei seja ampliada para todo o Estado”.
Novos empregos deverão ser criados por causa da medida. A Secretaria de Estado de Segurança Pública abrirá concurso público para os cargos de Fiscal de Confronto Armado e Espião nível 3. Clique aqui para ler o edital do concurso.

E não é só na área da segurança que a proposta terá efeito. Segundo Adílson Pestana, diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio, o trânsito também terá uma importante melhora. “A iniciativa é louvável. Muitos dos pontos críticos de trânsito eram por causa das trocas de tiro”. Pestana ainda lembrou que recentemente todos os semáforos da linha amarela foram retirados pela Prefeitura e que a nova Resolução colabora ainda mais para um fluxo satisfatório. “Não haverá mais por que parar lá. Será uma via expressa de primeiro mundo.”
Apesar de todos os elogios, não são todos que são a favor da medida. Chulapa Maluca,conselheiro do Sindicato de Traficantes de Drogas e Entorpecentes do Rio de Janeiro critica a novidade: “Não estamos de acordo. O Sindicato tem reunião marcada para amanhã de manhã, para discutir o assunto. Mas tudo indica que vamos apelar na justiça”.
A cidade já mostra sinais de melhora após a implantação da lei, que vigora há dois dias. O número de confrontos armados caiu de 130, no Domingo, para 127, nesta Terça-feira.
Fonte Róiters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário